Bem vindo à TLC Portugal

Um dia na vida de... um estagiário da TLC Marketing - Diogo Martins

Um dia na vida de... um estagiário da TLC Marketing - Diogo Martins

Publicado por ana.ribeiro | 05 September

"Após três anos a frequentar o curso de Marketing, era altura de escolher uma empresa para estagiar. Entrei para a TLC Marketing a 24 de Maio de 2017 e desde daí, todos os dias eram dias repletos de conhecimento.

Se me perguntassem se voltaria atrás na minha escolha, a resposta, efetivamente, seria que não. No momento de tomar grandes decisões, muitas das vezes sentimo-nos pouco assertivos e com medo de errar.

Desde que fui contactado por telefone, senti que a TLC Marketing era uma empresa diferente das outras. Em muitas ocasiões, é através de pequenos detalhes que algo se consegue diferenciar, e desta vez não foi exceção!

Nesta última fase da licenciatura, é habitual os estudantes contactarem algumas empresas a fim de conseguirem um lugar como estagiários, e na maioria das vezes nem uma resposta conseguem obter. É revoltante sentirmo-nos rejeitados e percebermos que para uma empresa, muitas das vezes, é irrelevante dar uma resposta.

Na TLC Marketing, tudo foi diferente. Receber uma resposta, por chamada, para a marcação de uma reunião é algo gratificante. Sentimo-nos orgulhosos pelo simples facto da nossa aparência numa foto e/ou a experiência contida no currículo suscitar curiosidade à empresa.

Nestas circunstâncias, o currículo é como se fosse o nosso “Cartão de Cidadão” no meio empresarial, pois é o primeiro contacto que a empresa tem connosco. Se neste primeiro contacto não nos destacarmos pela positiva, somos automaticamente “riscados” da lista destes “tubarões”.

Desde o primeiro contacto telefónico, à primeira reunião, às várias trocas de e-mails e até ao começo do meu estágio, notou-se que existia, pela parte da TLC Marketing, uma atenção, carinho e interesse especial a meu respeito.

Existe muito o estereótipo de que um estagiário numa empresa serve cafés, tira fotocópias ou realiza o trabalho “chato” que os responsáveis não querem fazer, ou seja, o “tapa buracos” e na verdade isso ainda acontece em muitas empresas. No meu caso, considero-me um privilegiado por poder viver outra realidade. Fiquei deveras agradecido pela sinceridade que me foi transmitida no dia da minha reunião, onde foi bem explícito quais as atividades que iria realizar na TLC, algo que se veio a comprovar que era totalmente verdade.

Normalmente, entre colegas, costumamos comentar regularmente como tem estado a correr o nosso estágio e como foi a primeira experiência em termos de acolhimento. Por norma, faço sempre grande realce à forma como fui acolhido. Chegar à empresa no primeiro dia e ser recebido pelo CEO Miguel Lobo (embora não soubesse quem era, o que depois de saber me deixou um pouco nervoso, confesso! Ahahah), ter uma secretária com um computador só para mim, ter um breve resumo sobre a história da empresa com a frase na capa a dizer “Bem-vindo Diogo” à minha espera, ter uma linha telefónica só para mim e ter acesso aos e-mails da empresa, parecem coisas mínimas, mas que nos marcam, evidentemente, pela positiva! Considero que todas estas particularidades se destacam bastante e fazem-nos sentir, não um simples estagiário, mas um verdadeiro elemento da equipa.

Ao longo destes 3 meses, tive sempre material suficiente para trabalhar e fui diariamente acompanhado pela minha orientadora, Catarina Ferreira, que fazia sempre questão de se reunir comigo para me dar feedback de todo o trabalho que eu ia desenvolvendo.

Apesar de estar inserido no Departamento de Business Development, todos os Departamentos da TLC Marketing têm a sua importância. São todos constituídos por excelentes profissionais, sempre prontos ajudar quando necessitamos de algo. Espírito jovem, divertido, dedicado e trabalhador são características que assentam em pleno nesta Equipa.

Neste percurso tive o benefício de poder vivenciar grandes momentos com esta camisola vestida, ao qual me sinto muito orgulhoso. Desde as várias iniciativas realizadas pela empresa como a “Festa de Verão”, a “Happy Friday”, o simples som do “Gongo” que patenteou várias vendas de grandes campanhas ou á grande vista do escritório com o Rio Tejo no horizonte.

Só tenho de agradecer à Equipa da TLC Marketing, que durante este percurso me proporcionou grandes momentos e que permitiu que eu desenvolvesse ainda mais as minhas capacidades, que me tornaram um jovem, recém-licenciado e “novato” no mercado de trabalho, mais experiente e com skills igualmente mais promissoras. Espero, também, ter conseguido desempenhar corretamente as tarefas que me foram propostas, superar as expectativas que depositaram em mim e marcado pela positiva a minha presença nestes meses. Espero que se recordem de mim e que façam a futuros estagiários, aquilo que fizeram comigo. Tenho a certeza que irão gostar desta experiência!

Dentro de nós existe e existirá sempre um Marketeer. O Marketing é algo que nos envolve no dia-a-dia sem que tenhamos consciência do mesmo. Tem como foco ajudar as marcas a venderem, e consequentemente, conseguir persuadir a escolha do consumidor. Vendas, produto, preço, comunicação, distribuição ou relação com o consumidor/marca, representa bem o que verdadeiramente é o Marketing! Espero que nos possamos voltar a encontrar no futuro, neste mercado tão promissor!

 

Um abraço a todos,

Diogo Martins"